Núcleos Conceituais na Multieducação

A escola é o ambiente privilegiado para a construção sistemática de conhecimento e valores, certos saberes (estes ou aqueles), certos valores enfatizados num determinado tempo. A função da escola está ligada ao ato de ensinar. Mas ensinar o quê? Ensinar para quê? Para quem?

Para estar em sintonia com a Vida e com a construção de uma sociedade mais justa e democrática a Escola deve tornar efetiva a relação Escola/Vida. Por isso, a SME optou por selecionar quatro princípios educativos que interpretem a própria história da Humanidade ao interagir com o Meio ambiente, o Trabalho, a Cultura e as Linguagens.

As pessoas se relacionam com o Meio Ambiente e o transformam através do Trabalho, criam Cultura expressando-a através de diferentes formas de Linguagem.

Assim, modos de organização social mais solidários podem expressar este processo e contribuir para a constituição da cidadania.

Neste contexto, a separação das disciplinas em conteúdos estanques faz com que os alunos tenham dificuldade de integrá-los, e através disto relacionar Vida, Educação e Cidadania.

Por isso a proposta Multieducação traz uma outra inovação: a organização de conteúdos e conceitos através de Núcleos Conceituais que perpassam as várias áreas do saber, evitando-se a fragmentação do conhecimento, numa tentativa de ultrapassar limites reducionistas entre as disciplinas.

Os Núcleos Conceituais: Identidade, Tempo, Espaço e Transformação foram selecionados porque o ser humano nasce e constrói sua identidade nas relações que estabelece consigo mesmo, com o meio em que vive e com os outros; vive num determinado tempo histórico, psicológico e sócio-cultural; convive no espaço geográfico, social, cultural e político; transforma a sociedade e é transformado por ela.

A partir do entrecruzamento de Princípios Educativos e Núcleos Conceituais, os professores podem organizar seu planejamento em Língua Portuguesa, Estudos Sociais, Matemática, História, Geografia, etc...

De acordo com a faixa etária dos alunos o aprofundamento de cada questão será feito de forma diferenciada.

O mais importante é que nas diferentes áreas do conhecimento e nas diferentes séries (da Educação Infantil à 8 série) estes núcleos e princípios estão presentes de forma integrada.

A articulação dos Princípios e Núcleos, perpassando todas as disciplinas, fornece o panorama sobre o qual os professores organizarão o planejamento, desenvolvimento e avaliação das atividades pedagógicas.


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Empresa Municipal de Multimeios Ltda. - MULTIRIO