Mundo Bipolar e Mundo Multipolar

Depois da 2a.Guerra Mundial, o mundo ficou praticamente dividido entre as "potências ganhadoras" da guerra: os Estados Unidos e a União Soviética. As atividades sócio-econômicas,políticas e militares estavam praticamente concentradas em torno desses dois países, que tinham regimes político-econômicos antagônicos: os Estados Unidos ,capitalista e a União Soviética,.socialista.Ambos passaram a disputar áreas de influência geopolítica internacional. Apesar de acordos, ficou impossível não haver confronto entre eles. Foi a luta do capitalismo norte-americano contra o socialismo soviético. Isso provocou uma divisão política no mundo que se configurou BIPOLAR, outro fato importante decorrente dessa divisão, foi a chamada "Guerra Fria", ou seja, diante do poderio militar de ambos os países ,uma outra guerra seria catastrófica. Assim, eles ficaram apenas se "ameaçando". Mas esse fato causou tensões e confrontos regionais, sem entretanto se desdobrar numa guerra generalizada (Guerra do Vietnã, por exemplo) A Guerra Fria, portanto, foi um período histórico do pós-guerra, que se caracterizou pela confrontação entre capitalismo e socialismo, tanto em questões nacionais quanto internacionais, sendo acompanhada por uma corrida armamentista. Foi uma guerra "psicológica", comameaças de ambas as partes. Essa ordem internacional, nascida ao final da 2a.Guerra Mundial, consolidada por tratados e confrontação político-militar entre os dois pólos hegemônicos, sobreviveria até 1989, com a queda do Muro de Berlim. Porém, o fim do Mundo Bipolar e da Guerra Fria, não significou a eliminação automática dos conflitos e dos atritos internacionais. O confronto hoje é muito mais econômico-comercial, do que político-ideológico. A nova ordem dos anos 90 e desse final de século XX, pode ser definida como uma ordem MULTIPOLAR. Isso quer dizer que atualmente existem vários pólos ou centros de poder no cenário mundial. Os "destinos do mundo" agora estão divididos entre os Estados Unidos, Japão e a União Européia , liderada pela Alemanha, que concentram ao seu redor, países ou grupo de países; formando blocos econômicos. Por esse critério, o "Mundo Multipolar "está assim distribuído:

  • BLOCO AMERICANO - liderado pelos Estados Unidos e que engloba os países da América;

  • BLOCO EUROPEU - liderado pela União Européia, com destaque para a Alemanha, envolvendo a Europa Ocidental, parte da Europa Oriental e a África.

  • BLOCO ASIÁTICO - tem o Japão com o país mais importante, e engloba o sul e sudeste asiático, além da Oceania.

Se observarmos um mapa do mundo, vamos perceber que existem áreas ainda não definidas dentro desse contexto sócio-econômico: o Oriente Médio, os países da Comunidade dos Estados Independentes(ex-União Soviética )) e a China, ainda não estão definidos em nenhum bloco, apesar de manterem relações com alguns países. A China, por exemplo, pode ser periferizada pelo Japão ou formar um outro econômico, mesmo que secundário.


Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Secretaria Municipal de Educação
Empresa Municipal de Multimeios Ltda. - MULTIRIO